MOSTRAS PARALELAS

As MOSTRAS PARALELAS são um tributo à excelência, à inovação e à tradição entrelaçadas em cada fio e ponto. Cada peça exposta conta uma história única, um testemunho do poder de transformar tecidos em narrativas visuais impressionantes.

Ao disponibilizar essas mostras estamos oferecendo condições e favorecendo o acesso cada vez maior de pessoas ao universo da arte têxtil, promovendo sempre a sustentabilidade, a inclusão social, a cultura e a educação.

TRIBOS

A QuiltBrasil está orgulhosa de anunciar uma parceria emocionante com o Carrefour Européen du Patchwork da França, um dos três maiores festivais do mundo. Os 30 finalistas do Concurso 2023 do Carrefour estarão viajando por diversos países por 11 meses, e o nosso Festival será o primeiro destino da Exposição de 2023, intitulada “Tribes”. É a primeira vez que esta exposição visita o Brasil, uma oportunidade única de apreciar obras de grandes artistas do mundo inteiro.

LAS BALCONADAS

A WORLD TEXTILE ART (WTA) é uma das mais respeitadas Organizações de Arte Têxtil Contemporânea a nível mundial.

A organização realiza bienais internacionais e eventos específicos que fomentam a divulgação e a criação artística têxtil contemporânea.

Las Balconadas são uma mostra de 22 obras de 2 x 1,50m realizadas por artistas de diversos países, que foram penduradas, pela primeira vez, em casas e edifícios ao ar livre na cidade de Montivdéo, durante a Bienal de Arte Têxtil contemporânea de 2017.

Estas obras mostram o potencial expressivo e plástico do meio têxtil e a variedade de soluções técnicas empregadas pelos artistas.

BORDAMOS NUESTRA HISTORIAS

Em março de 2022, no mês da mulher, se realizou o primeiro encontro de bordadeiras da cidade de Paysandú, no Uruguai.

Esta mostra é o resultado desse encontro, uma variedade enorme de técnicas, pontos, criatividade, amor e emoção que cada bordadeira empregou ao realizar seu trabalho.

Os milhares de pontos coloridos nos convidam a descobrir suas histórias de vida e nos brindam com a oportunidade de refletir sobre o lugar que as mulheres ocupam em suas comunidades e no mundo atual.

Mostra do Clube Brasileiro de Patchwork e Quilting de São Paulo

Neste ano o Clube Brasileiro de Patchwork e Quilting nos apresenta o tema: São Paulo, a grande metrópole.

É nesse ambiente que vivemos em constante adaptação diante da desordem causada ora pela correria do dia a dia, ora pelo caos que a própria cidade nos impõe.

São Paulo é capaz de provocar em nós sentimentos diversos, que nos levam a pensar que o tempo passa rápido demais, como num piscar de olhos. Tomados pelas emoções, o nosso coração dispara não apenas por medo, mas, principalmente, por amor: amor ao belo, aos bichos aos outros iguais. É uma constante despedida em meio aos encontros.

Nessa grande metrópole da qual a natureza parece ter sido banida, conseguimos transformar nosso olhar em fascínio ao encontrarmos lugares escondidos, ocultos, ao nos depararmos, em seus variados parques, com o desabrochar das flores, o voo dos pássaros e borboletas, as pessoas, em especial os jovens, ocupando o espaço urbano. Também podemos contemplar a beleza exuberante em cada um dos seus inúmeros monumentos, com suas características peculiares.

 São Paulo é esse paradoxo que traz em si a desigualdade social e ao mesmo tempo a beleza da diversidade.

Texto de Zilanda S. Abreu

Bonecas de Maria Tereza Cravo Panichi

Gaúcha de Porto Alegre, bióloga por formação, teve sua trajetória profissional sempre envolvida e atuando na Educação Pública.

Desde criança aprendeu e desenvolveu algumas técnicas de costura que a aproximaram do têxtil e que oportunizaram a criação de peças utilitárias e decorativas.

Seu interesse pelas bonecas vêm de muitos anos, de resgate de brinquedos infantis e de memórias afetivas.

Em 2010 iniciou uma pesquisa sobre as chamadas BDJs( Ball jointed Dolls) originalmente fabricadas com peças rígidas (resina, plásticos, porcelana) que constituem bonecas articuláveis , com uma enorme amplitude de posições e movimentos.

Desses estudos, tentativas e erros, surgiu esse acervo que conta com 25 bonecas com cerca de 60cm de altura cada.

MOSTRA DOS MESTRES

A ansiosamente aguardada Mostra dos Mestres desperta entusiasmo entre o público, uma vez que reúne uma seleção primorosa de 14 peças elaboradas pelos mestres que guiarão os cursos e oficinas durante o evento. Esta exposição oferece uma oportunidade singular para a apreciação de trabalhos verdadeiramente excepcionais, proporcionando a chance de posteriormente engajar-se em discussões enriquecedoras e absorver conhecimento junto a esses renomados artistas.